Dengue, Zika e Chikungunya!!!
O que você pode fazer no combate e prevenção.
Todos nós sabemos que a Dengue a Zika e a Chikungunya são um problema de saúde pública em nosso país e que mata milhares de pessoas todos os anos.
Elas são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti e apresentam sintomas diferentes.
Dengue
- Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).
- Dor atrás dos olhos.
- Dor muscular intensa.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas na pele.
- Fraqueza.
- Sangramento no nariz e gengiva.
Chikungunya
- Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).
- Dor intensa nas articulações, com ou sem inchaço.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas na pele.
Zika
- Manchas vermelhas na pele.
- Olhos vermelhos.
- Febre baixa ou ausência de febre.
- Dor nas articulações, com ou sem inchaço.
- Dor de cabeça.
Prevenção
A principal medida preventiva que deve ser tomada, é eliminar focos de acúmulo de água, pois esses acúmulos são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chkungunya.
Existem outras medidas que podem ser tomadas, como:
Uso de repelentes, como por exemplo, o repelente de Citronela. Produto natural, que pode ser com segurança em crianças a partir dos 6meses de idade, até pacientes idosos.
Uso de extrato de própolis, o qual estimula o sistema imunológico, porém não impede que o mosquito pique, por isso é ideal uso simultâneo de repelentes.
Uso de homeopatia para dengue, a qual pode ser usada na prevenção e tratamento da dengue, zika e chkungunya. A homeopatia também não impede que o pernilongo pique por isso também necessário usar repelente.
O uso da homeopatia iniciou em São José do Rio Preto em 2001 e apresentou resultados muito positivos. Segue link de uma entrevista realizada com um dos pesquisadores, Dr Renan Marino, que participou do desenvolvimento do projeto.